Seleção Nacional de Patinagem de Velocidade

Portugal ganha o ouro em seniores pela primeira vez na história da Patinagem de Velocidade

Os patinadores da Seleção Nacional de Patinagem de Velocidade entraram da melhor maneira em pista, no primeiro dia de provas do Campeonato Europeu da modalidade, em Canelas.

O saldo para Portugal traduziu-se em quatro medalhas: uma de ouro e três de prata.

Diogo Marreiros sagrou-se, Campeão da Europa, na prova dos 10 mil metros por pontos a eliminar. Esta é a primeira vez, na história da Patinagem de Velocidade, que Portugal ganha o ouro, no escalão de seniores.

Diogo Marreiros celebra o título de Campeão Europeu 10 000 mts Pontos Eliminar com Martyn Dias e Miguel Bravo • ©Catarina Maria / FPP

Para Marreiros este é «um sonho cumprido. Sinto-me tão feliz. Trabalhámos imenso em Lagos, eu e o meu treinador – professor Paulo Baptista -, o Martyn Dias, o Miguel Bravo e o Manuel Martins. Fizemos um trabalho incrível e, conseguir trazer este resultado para nós, por todo aquele trabalho que fizemos este ano, é incrível e é um sonho cumprido».

Miguel Monteiro | Vice-Campeão Europeu dos 5 000 mts Pontos | Juvenis • ©Catarina Maria / FPP

Na prova dos 5000 metros por pontos, Miguel Monteiro venceu a medalha de prata, no escalão de juvenis. Segundo o atleta «o objetivo era o top cinco. Consegui o segundo lugar, graças à minha equipa, esta medalha é minha e deles e de todos os meus colegas. Emocionei-me logo, nem sabia o resultado, mas sabia já que tinha sido bom, por isso vieram-me logo as lágrimas aos olhos».

Marco Lira | Vice-Campeão Europeu dos 10 000 mts Pontos Eliminar | Juniores • ©Catarina Maria / FPP

Também na prova dos 10 mil pontos a eliminar, Marco Lira venceu a medalha de prata, desta feita no escalão de juniores. Para o skater «foi uma boa prova, muito dura. Ganhar o segundo lugar foi bom, mas claro que o objetivo era o ouro. Foi o primeiro dia, ainda há muitos pela frente e vou à luta pelo ouro. Estou motivado para amanhã e para os próximos dias e vamos com tudo».

Jéssica Rodrigues e António Piteira | Vice-Campeão Europeu dos 500 mts sprint equipas | Juniores • ©Catarina Maria / FPP

A terceira medalha de prata do dia, ficou entregue na prova dos 500 metros sprint de equipas, no escalão de juvenis, a António Piteira e Jéssica Rodrigues. Para o atleta «foi uma grande alegria. Todo o meu trabalho deu frutos, mas também com uma companheira como a Jéssica é fácil. Isto reflete muito trabalho, tanto da minha parte como da parte da Jéssica. Fomos sempre muito aplicados nos treinos e sempre com o foco, desde o início da época, de ganhar uma medalha no europeu. E ainda estamos à espera de ganhar mais uma ou duas».

Jéssica Rodrigues afirmou ter trabalhado «muito para ter uma medalha destas, ainda por cima em equipa. Fico muito mais feliz porque é um trabalho dos dois».

Amanhã, a competição arranca às dez horas, com as provas de 500 metros sprint e de 5000 e 10000 a eliminar e pode ser acompanhada em direto na World Skate Europe TV.

Fonte: FPP

Publicado em 2021-07-21

Notícias relacionadas

Seleções Nacionais Patinagem de Velocidade 2019

Parâmetros Seleções Nacionais, Patinagem de Velocidade 2019

Calendarios das provas e escalões

Já se encontra disponível o Calendário para 2019, foi também divulgado os escalões etários para o mesmo ano...

desenvolvido por aznegocios.pt